Cultura prepara atrações para o Dia do Saci com alunos da rede pública

Cultura
Educação
    27 de outubro

A Secretária de Cultura, com a apoio da Secretaria de Educação, realiza no início da próxima semana o Dia do Saci, projeto voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio e também das escolas de Idiomas da cidade. O Dia do Saci acontecerá na segunda e terça-feira (30 e 31/10).

Sabe-se que no dia 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas (Halloween) e, na tentativa de atribuir novo sentido à data no Brasil, o projeto de lei 2.762 de 2003 tenta instituir o dia 31/10 como o Dia do Saci e Seus Amigos. Entre as justificativas para a comemoração, está o incentivo à cultura local de forma estratégica, proposital e simbólica. No folclore brasileiro, o Saci é retratado como um menino travesso, fato que pode ser associado às travessuras de Halloween.

No entanto, 31 de outubro é uma data muito celebrada em escolas de inglês, com atividades voltadas à cultura de países que costumam festejá-la. Outra prática comum entre os brasileiros é assistir a filmes de terror. Alguns canais de televisão preparam uma grade de programação especial com esse tipo de filme na semana do Halloween.

Com base nestes dados a Secretaria de Cultura teve a ideia de instaurar em Porto Ferreira o I Dia do Saci, que acontecerá com a apresentação de filmes de terror no Anfiteatro Isaltino Casemiro e uma mostra, em conjunto com o Museu, de objetos e desenhos do criador da figura do Saci, Jean Gabriel Villin, que fez a imagem do personagem em Porto Ferreira.

Os filmes que serão apresentados são clássicos de terror que são de domínio público e podem ser baixados via internet. Antes da apresentação dos filmes o público poderá apreciar uma pequena palestra sobre Jean Villin.

Atrações:

Contos de terror (alunos do 5º ano do ensino fundamental):

Contar uma história dos gêneros suspense e terror, adaptada para crianças do 5º ano do ensino fundamental.

Tempo de duração: 15 a 20 minutos.

Vídeos:

Apresentação de vídeos sobre o assunto da semana: 

- Quem é Jean Gabriel Villin?

- Ensino fundamental – Série “Juro Que Vi: Saci”

- Ensino médio – “As Fábulas Negras”, 2014 (Zé do Caixão), período da noite.

Exposições:

Fábrica de Saci: Exposição do artista ferreirense Preto, sobre o tema Saci.

Jean Gabriel Villin: do imaginário popular, a figura do Saci saiu da pena do desenhista, e nas terras ferreirenses ele se consagrou eternizando suas obras de arte.

Desenho: exposição dos desenhos de das pinturas em tela dos alunos da Casa da Cultura, todos os desenhos baseados no tema Dia do Saci.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

clique na foto para ampliar